Tratamento com hormônios masculinos apresenta resultados positivos contra a doença dos telômeros

Tratamento com hormônios masculinos apresenta resultados positivos contra a doença dos telômeros

Um tratamento inovador com foco na doença dos telômeros é destaque em um dos periódicos de maior impacto na área da Hematologia no mundo. O estudo realizado no Hemocentro de Ribeirão Preto e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) apontou que o uso de hormônios masculinos diminuiu a progressão da doença em 100% dos pacientes e trouxe melhoria efetiva na condição clínica.

Os telômeros concentram o nosso material genético e atuam como se fossem o relógio biológico da célula. A cada divisão celular ocorre o encurtamento natural destes cromossomos. Em pessoas com telomeropatia este encurtamento ocorre de forma acelerada, adiantando o processo de morte celular. O resultado pode se manifestar em insuficiência da medula óssea, fibrose pulmonar e cirrose hepática. Não existe um tratamento específico para a doença, podendo em casos mais graves ser recomendado o transplante da medula óssea.

O Dr. Diego Villa Clé, diretor médico do Hemocentro RP, é o autor principal do artigo “Effects of nandrolone decanoate on telomere length and clinical outcome in patients with telomeropathies: a prospective trial“, publicado no dia 29/12, na Revista Haematologica. Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre esta importante descoberta científica!

Sobre o Autor

INCTC administrator