Missões

Pesquisa

De forma, geral, o conjunto de estudos na área de pesquisa básica envolve o isolamento e caracterização de células tumorais e células-tronco tumorais que serão estudadas em nível detalhado por ferramentas agrupadas como “OMICs” a saber: transcriptoma, genômica, epigenômica, citômica e proteômica que permitem a integração da biologia de larga escala e abordagem sobre sistemas biológicos. No segundo grupo, serão estudadas novas abordagens terapêuticas com foco em imunoterapia, hipertermia e nanomedicina. E no terceiro segmento, a aplicação das células e das ferramentas terapêuticas em modelos animais e humanos.

De forma geral, a proposta científica compreende três grandes áreas:

1) Estudos básicos para o entendimento da biologia do Câncer;

2) Desenvolvimentos de novas abordagens terapêuticas com foco em imunoterapia e

3) Estudos pré-clínicos e clínicos.

Projeto Educacional

Nesta nova fase do INCTC pretendemos consolidar e ampliar as atividades educacionais já desenvolvidas no âmbito do projeto vigente e que podem ser consideradas como exemplo bem sucedido.

As atividades educacionais do INCTC são coordenadas pelo Centro Educacional – CEDUC – que conta com uma equipe formada por 4 funcionários (1 tradutor, 1 biológo e 2 secretárias) em dedicação integral ao projeto.

A estrutura física do CEDUC é constituída por quatro salas de aula com capacidade para 200 lugares, dois anfiteatros com capacidade de 170 e 40 lugares respectivamente, todos equipados com projetores multimídia e rede wi-fi. Adicionalmente, possui um laboratório de pesquisa e ensino com área total de 34 m e equipado com infraestrutura adequada para atividades experimentais em biologia molecular e celular e onde os professores e alunos do ensino médio desenvolvem projetos de iniciação científica e preparação de aulas práticas. Integram ainda o projeto educacional a Casa da Ciência e o Museu e Laboratório de Ensino de Ciências (MuLEC).

Saiba mais

Atividades de Inovação

As atividades de inovação serão ampliadas com apoio da Agência de Inovação da Universidade de São Paulo e da SUPERA – Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, inaugurado em 26/03/2014. Desde 2005, 15 empresas foram incubadas na unidade da Incubadora localizada no Hemocentro. Recentemente, as duas unidades da SUPERA foram incorporadas ao Parque Tecnológico. Assim, as quatro empresas residentes vinculadas ao INCTC foram transferidas para o Parque:

1) Cross Reality (software de realidade virtual); 2) Figlabs (Sistemas de rastreio XYZ); 3) ProRadis (Software de administração) e 4) Sevna (conjunto de empresas de inovação), no qual recebem apoio técnico, administrativo, gerencial e tecnológico, além de serviços de conservação e manutenção. Adicionalmente, serão desenvolvidas novas ações visando o desenvolvimento tecnológico e a sua transferência para o setor produtivo.

Atividades de Internacionalização

Por fim, as atividades de internacionalização, em conjunto com o programa de pesquisa, disseminação e difusão de ciência e de transferência de tecnologia, formam os pilares do INCTC. Esta proposta conta com onze colaboradores internacionais, comprometidos com a equipe e com o desenvolvimento de atividades em colaboração. Esta proposta pretende, manter um forte e estreito vínculo com as instituições parceiras do exterior, realizando reuniões presenciais e virtuais, além de fortalecer o intercâmbio entre os pesquisadores e alunos.