Projeto Educacional

Nesta nova fase do INCTC pretendemos consolidar e ampliar as atividades educacionais já desenvolvidas no âmbito do projeto vigente e que podem ser consideradas como exemplo bem sucedido.

As atividades educacionais do INCTC são coordenadas pelo Centro Educacional – CEDUC – que conta com uma equipe formada por 4 funcionários (1 tradutor, 1 biológo e 2 secretárias) em dedicação integral ao projeto.

A estrutura física do CEDUC é constituída por quatro salas de aula com capacidade para 200 lugares, dois anfiteatros com capacidade de 170 e 40 lugares respectivamente, todos equipados com projetores multimídia e rede wi-fi. Adicionalmente, possui um laboratório de pesquisa e ensino com área total de 34 m2 e equipado com infraestrutura adequada para atividades experimentais em biologia molecular e celular e onde os professores e alunos do ensino médio desenvolvem projetos de iniciação científica e preparação de aulas práticas. Integram ainda o projeto educacional a Casa da Ciência e o Museu e Laboratório de Ensino de Ciências (MuLEC).

A Casa da Ciência é um espaço multiuso de 184 m2 destinado a abrigar e coordenar as atividades de ensino e divulgação de ciência para alunos e professores do ensino fundamental e médio, e público em geral. A Casa é coordenada pela Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri professora aposentada da USP e educadora renomada. As atividades desenvolvidas pelas Casa são divulgadas principalmente no seu portal educacional (http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla) que permite acesso interativo ao material educacional desenvolvido pelos professores, alunos e pós-graduandos envolvidos no projeto. No ano de 2013, o portal da Casa recebeu mais de 160 mil visitas provindas de mais de 100 países.

O Museu e Laboratório de Ensino de Ciência (MuLEC) foi criado  em 2004 para servir como espaço para exposição permanente dos materiais educacionais produzidos nas atividades desenvolvidas na Casa da Ciência. Ocupa prédio de 276 m2 da Universidade de São Paulo localizado no Campus Universitário de Ribeirão Preto e é aberto à visitação pública.

As atividades educacionais ainda têm o suporte da TV Hemocentro que é um centro de produção de mídias, composto por estúdio de televisão e centro de edição e produção. Trabalham na TV Hemocentro dois jornalistas e dois técnicos de imagem e som que são os responsáveis pela produção de todo o material digital que inclui vídeo-aulas, documentários, entrevistas, registro videográfico de palestras e cursos, manutenção de canal no YouTube e divulgação dos eventos.

Outro recurso educacional de validade comprovada para a divulgação e popularização da ciência produzida no INCTC é o denominado “Celularium”, adaptação de uma cúpula inflável de 22 m2 equipada com projetor central fulldome digital de 360°, que tem sido usado para apresentação do filme “Viagem ao Centro da Célula”, no qual o espectador é levado a uma incrível viagem pelo interior de uma célula animal, explorando a morfologia e função de cada uma das organelas celulares. O “Celularium” tem sido exibido em Congressos Científicos, como o Congresso Brasileiro de Genética realizado em Lindóia em 2013, e também percorre cidades do Estado de São Paulo, oportunidade em que é montado em escolas e espaços abertos ao público em geral. No ano de 2013, 1.500 alunos de Ribeirão e região tiveram a oportunidade de assistir ao filme que foi produzido por pesquisadores ligados ao INCTC.

Além destes recursos, a área educacional e de divulgação da ciência mantém inúmeros programas de formação e de inciação científica voltada para professores e alunos do ensino fundamental e médio, como por exemplo o programa “Adote um Cientista” no qual alunos de pós-graduação são os tutores de pequenos grupos de alunos de nível médio e fundamental com o objetivo de discussão e estudo de temas de biologia que são temas das pesquisas realizadas pelo centro. O programa se complementa com outro denominado “Pequeno Cientista”, quando os alunos da escola fundamental e média desenvolvem pequenos programas de inciação científica. As inúmeras atividades educacionais desenvolvidas e em desenvolvimento dentro do Programa Educacional do Centro podem ser visualizadas no portal educacional da Casa da Ciência conforme mencionado anteriormente.

O ensino de Pós-graduação lato e estrito senso também tem sido desenvolvido como parte do programa de disseminação de conhecimentos e formação de pessoal especializado a cargo do INCTC. Em 2010, foram organizados dois cursos de pós-graduação ligados ao Departamento de Clínica Médica, mas administrado e ministrado por pesquisadores do INCTC. O curso de mestrado e doutorado acadêmicos denominado “Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular” e o curso de mestrado profissional denominado “Mestrado Profissional em Hemoterapia e Biotecnologia”.

No primeiro caso, o curso tem por foco, como o título indica, a temática abordada nesta proposta, qual seja o desenvolvimento de programas de pesquisa nas área de oncologia, células-tronco e terapias celulares. Atualmente, o curso tem 21 alunos (12 no mestrado e 9 no doutorado).

No segundo caso, o objetivo é a formação especializada de profissionais para atuação nos centros de hematologia, hemoterapia e biotecnologia do país. Atualmente, estão matriculados 36 alunos no mestrado em hemoterapia e cinco na área de biotecnologia.