Estudo testa nova abordagem envolvendo linfócitos T-CAR para o tratamento do câncer

Estudo testa nova abordagem envolvendo linfócitos T-CAR para o tratamento do câncer

A utilização dos linfócitos T-CAR como alternativa para o tratamento do câncer tem se mostrado promissora. A terapia apresentou uma eficácia alta em casos de leucemias e linfomas de células B, mas um êxito ainda limitado para outros tipos de tumores.

Nesse sentido, diversos centros de pesquisa têm trabalhado para ampliar as possibilidades no combate à doença, incluindo o Centro de Terapia Celular (CTC-USP), primeira instituição a desenvolver tecnologia 100% brasileira para a produção de células CAR-T.

Uma dessa abordagens é a polarização dos linfócitos para o fenótipo Th17, alvo de estudo da engenheira biotecnológica Heloisa Brand, mestranda em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

Os resultados desta investigação fazem parte da dissertação “Caracterização funcional de linfócitos T-CAR anti-CD19 polarizados para o fenótipo Th17 através da superexpressão de RORγt” que será defendida em setembro, orientada pelo Dr. Lucas Eduardo Botelho de Souza, coordenador do Laboratório de Transferência Gênica do Hemocentro de Ribeirão Preto e pesquisador do CTC-USP.

Saiba mais detalhes no vídeo abaixo produzido pela TV Hemocentro RP!

Sobre o Autor

INCTC administrator