Artigo incentiva o monitoramento próximo e prolongado no combate às neoplasias mieloides secundárias

Artigo incentiva o monitoramento próximo e prolongado no combate às neoplasias mieloides secundárias

As neoplasias mieloides secundárias são complicações graves que a longo prazo podem ocorrer em pacientes com anemia aplástica e hemoglobinúria paroxística noturna. No entanto, a doença ainda carece de preditores específicos, medidas de vigilância dedicadas e intervenções terapêuticas precoces.

Essa importante abordagem é tema de um recente artigo publicado no “Journal of Clinical Oncology”, a mais importante revista de oncologia do mundo, que teve a colaboração do Prof. Dr. Rodrigo Calado, chefe do Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica da FMRP-USP, diretor presidente executivo do Hemocentro de Ribeirão Preto e pesquisador principal do CTC-USP.

O estudo “Clinical and Molecular Determinants of Clonal Evolution in Aplastic Anemia and Paroxysmal Nocturnal Hemoglobinuria”, divulgado no dia 02/09, está disponível no link: https://ascopubs.org/doi/abs/10.1200/JCO.22.00710.

A anemia aplástica é uma doença caracterizada pela redução na produção dos constituintes do sangue: hemácias, plaquetas e glóbulos brancos. Ela pode ser de origem hereditária ou adquirida ao longo da vida por meio de contato com agentes químicos.

A hemoglobinúria paroxística noturna é uma doença rara das células-tronco, caracterizada por uma anemia hemolítica, ou seja, quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos.

Saiba mais no vídeo abaixo produzido pela TV Hemocentro RP.

Sobre o Autor

INCTC administrator