As pesquisas com as células CAR-NK, conduzidas no Hemocentro de Ribeirão Preto/CTC-USP, têm mostrado importantes respostas antitumorais. A frente do Laboratório de Biotecnologia, a Dra. Virgínia Picanço e Castro é uma das responsáveis por trazer novos avanços para a área, com futuro promissor no combate ao câncer.
O assunto é o tema de hoje do Por dentro da Pesquisa, com a palestra “Imunoterapia com Células CAR-NK: iniciativa de Ribeirão Preto”.
A terapia CAR-NK pode oferecer um complemento ao tratamento com células CAR-T, já em Estudo Clínico pela Instituição. A abordagem alogênica, ou seja, quando o procedimento utiliza células de doadores saudáveis e já prontas para uso, permite um acesso mais rápido e seguro ao tratamento, além de eliminar a necessidade de um produto autólogo (personalizado e específico), com custos elevados e complexa produção.
O Hemocentro RP, com apoio do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), vai receber um investimento de quase R$ 50 milhões para o desenvolvimento da imunoterapia, visando a implantação de um Estudo Clínico para o tratamento de leucemias e linfomas. O incentivo foi aprovado em edital pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Finep e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Para isso, será incorporada às novas células um vetor CAR (receptores quiméricos de antígeno) de 4ª geração, desenvolvido pela equipe de pesquisadores, que potencializa a eficácia da terapia.
Fique atento às novas edições do Por dentro da Pesquisa! Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.
Sobre o Autor