Você conhece a técnica CRISPR-Cas9 e os avanços científicos trazidos pela inovação? Aproveite então e confira a 1ª parte do Folhetim da Casa da Ciência: “O uso da tecnologia CRISPR-Cas para a geração de células T CAR”.
Essa inovação, desenvolvida pelas cientistas Dra. Jennifer Doudna e Dra. Emmanuelle Charpentier, corresponde a um grupo de métodos que permitem a modificação do DNA de forma precisa, com cortes (remoção, adição e substituições) em locais específicos do genoma.
O CRISPR/Cas9 tem potencial para ser usado como ferramenta no tratamento de doenças que possuem causa genética, como câncer, doenças infecciosas, distúrbios do sangue, etc.
O material foi elaborado pelos pesquisadores do Hemocentro de Ribeirão Preto: Mara Elisama da Silva Januário, Matheus Henrique dos Santos e Dayane de Fatima Schmidt.
A Casa da Ciência iniciou as atividades em 2001, como parte do CTC-USP, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. O projeto busca aprimorar a cultura científica nas escolas e despertar o interesse dos jovens na área por meio de discussões, experimentos e pesquisas.
Clique aqui para acessar o conteúdo e fique atento a continuação da série!
Sobre o Autor