Seminário Online do CTC apresenta a experiência da Casa da Ciência no ensino e difusão científica durante a pandemia

Seminário Online do CTC apresenta a experiência da Casa da Ciência no ensino e difusão científica durante a pandemia

O Centro de Terapia Celular (CTC-USP) promoveu o 6º Seminário Online no dia 24 de setembro, no canal do YouTube da TV Hemocentro RP. O encontro foi ministrado pelo Me. Vinicius Moreno Godoi, assessor administrativo da Casa da Ciência, e teve como tema: “Ensinando e Divulgando Ciência na Pandemia”.

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto teve início em 2001 como parte do programa educacional do CTC-USP, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. O objetivo do programa é aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino e apoiá-los.

Devido à pandemia, as atividades precisaram ser adaptadas para a modalidade on-line e a equipe passou a investigar qual seria o melhor formato para manter o conteúdo atrativo, sem perder qualidade e profundidade. A primeira experiência totalmente remota veio com o “Férias com Ciência on-line”, onde os alunos realizaram experiências com materiais disponíveis em casa, puderam trabalhar o método científico e até ajudar no combate às Fake News.

O sucesso obtido neste novo modelo foi aplicado em outros programas da Casa da Ciência, como o “Adote Online” que já soma a participação de 586 alunos de diferentes escolas e cidades brasileiras.

A iniciativa é apresentada semanalmente ao vivo, no canal do YouTube do projeto, e traz a cada encontro vídeos de pesquisadores e pós-graduandos da USP e Hemocentro RP, com conceitos das áreas em que atuam e uma pequena tarefa no final de cada encontro virtual.

No seminário, o palestrante contou como as atividades são realizadas, os caminhos e desafios na construção do conhecimento e da difusão científica na modalidade on-line, além dos bastidores das ações educacionais propostas que obtiveram sucesso. Confira abaixo a apresentação completa!

Sobre o Autor

INCTC administrator