“Por dentro da Pesquisa” destaca o papel da metagenômica na identificação dos vírus emergentes

“Por dentro da Pesquisa” destaca o papel da metagenômica na identificação dos vírus emergentes

Em continuidade a reportagem da Agência FAPESP sobre a importância da metagenômica, em destaque na detecção dos vírus emergentes, o Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Plasma metagenomics for identification of emerging viruses”, ministrada pelo pesquisador Svetoslav Nanev Slavov, do Hemocentro de Ribeirão Preto.

O sequenciamento de última geração e análise do metagenoma viral são técnicas de alto desempenho que podem ajudar a investigar potenciais ameaças e, portanto, se tornar ferramentas úteis e viáveis no Brasil, que carece de trabalhos aprofundados sobre o tema.

O Dr. Slavov foi um dos responsáveis pelo estudo que identificou um vírus pouco conhecido, o gemykibivirus-2 humano (HuGkV-2), em amostras de sangue de doadores de três regiões brasileiras (Amazônica, Centro-Oeste e Sul), publicado recentemente na revista “Transfusion and Apheresis Science”.

Fique atento às novas edições do Por dentro da Pesquisa! Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.

Sobre o Autor

INCTC administrator