“Por dentro da Pesquisa” aborda o potencial das células CAR-NK no tratamento do câncer

“Por dentro da Pesquisa” aborda o potencial das células CAR-NK no tratamento do câncer

O Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Células CAR-NK: desenvolvimento de uma terapia off-the-shelf”, ministrada pela Dra. Mara Elisama da Silva Januário, pesquisadora do Laboratório de Biotecnologia do Hemocentro de Ribeirão Preto/Centro de Terapia Celular (CTC-USP).

A terapia celular com células CAR-NK (Natural Killer Cells) é uma abordagem inovadora, em desenvolvimento, que permite inúmeras possibilidades no campo do tratamento do câncer. A engenharia genética mostrou resultados pré-clínicos promissores em cânceres hematológicos, tumores sólidos e infecções virais, mais eficazes e com menos efeitos colaterais que outras imunoterapias.

O Hemocentro RP, o CTC-USP e o Núcleo de Terapia Celular (NuTeC) desenvolvem pesquisas de ponta nesta área, com o objetivo de oferecer futuramente uma plataforma pronta para uso (off-the-shelf), segura e eficiente.

Dentre as vantagens desta terapia estão a possiblidade do uso de células saudáveis de outros doadores e a eliminação da chance de desenvolvimento da doença do enxerto contra o hospedeiro, uma condição que ocorre quando as células da medula óssea ou células-tronco do doador atacam o receptor. No entanto, a expansão e a modificação genética das células NK ainda são uma tarefa desafiadora, particularmente com vetores não virais.

A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas, ministradas pelos nossos pesquisadores, que agregam conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, dentre outras que compõem os estudos das instituições. Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.

Sobre o Autor

INCTC administrator