“Por dentro da Pesquisa” aborda a medicina de precisão na prevenção do câncer

“Por dentro da Pesquisa” aborda a medicina de precisão na prevenção do câncer

O Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Medicina de Precisão em Oncologia: perspectivas de pesquisa e aplicação”, ministrada pelo Prof. Dr. Leandro M. Colli, coordenador do Laboratório de Oncologia do Hemocentro de Ribeirão Preto.

A medicina de precisão reúne informações sobre genes, proteínas e ambientes dos pacientes para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Aplicada à oncologia, a modalidade é utilizada para a identificação de subtipos moleculares, planejamento do tratamento e avaliação prognóstica.

Os métodos de prevenção ao câncer são realizados praticamente do mesmo modo para diferentes tipos tumorais. Assim, pessoas com maior risco de desenvolverem a doença podem não estar recebendo todo investimento necessário. O foco dos pesquisadores é desenvolver a “prevenção de precisão”, onde será possível identificar quem são os indivíduos que necessitam de rastreamento mais intenso, impactando positivamente na racionalização dos recursos de saúde, tanto públicos como privados.

A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas, ministradas pelos nossos pesquisadores, que agregam conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, dentre outras que compõem os estudos das instituições. Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.

Sobre o Autor

INCTC administrator