Estudo vai identificar pessoas com maior e menor risco de ter câncer em Ribeirão Preto (SP)

Estudo vai identificar pessoas com maior e menor risco de ter câncer em Ribeirão Preto (SP)

Pesquisadores brasileiros recrutam 15 mil moradores de Ribeirão Preto (SP) em estudo de susceptibilidade para câncer. O intuito é identificar maior ou menor risco de desenvolver a doença. O estudo integra o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e é realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, pelo Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP), pela Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) e pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Os cientistas estão convidando pacientes maiores de 18 anos que são acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família no Distrito Oeste de Ribeirão Preto para coleta de sangue. Com o material, será feita a genotipagem do DNA para entender a soma dos fatores hereditários, que são chamados de escore poligênico. Dessa forma, a pesquisa poderá impactar na prevenção de precisão, ou seja, na prevenção específica para cada pessoa, de acordo com suas características genéticas.

Confira abaixo a entrevista realizada pela TV Hemocentro de Ribeirão Preto. Acesse o site do projeto: https://codigo.fmrp.usp.br

Com informações da Assessoria de Imprensa da FMRP – Giovanna Grepi

Sobre o Autor

INCTC administrator