Estudo pioneiro aponta avanços no tratamento da insuficiência respiratória associada a COVID-19 grave

Estudo pioneiro aponta avanços no tratamento da insuficiência respiratória associada a COVID-19 grave

A continuação de um estudo internacional sobre a COVID-19 confirmou uma estratégia terapêutica promissora para o tratamento de pacientes em estado grave. A pesquisa foi publicada em 17 de agosto no periódico “Science Advances” e teve a colaboração do Prof. Dr. Rodrigo Calado, chefe do Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica da FMRP-USP, diretor científico do Hemocentro de Ribeirão Preto e pesquisador principal do CTC-USP.

A investigação, também conduzida em Ribeirão Preto no Hospital das Clínicas da FMRP-USP, acompanhou pacientes tratados com a droga AMY-101, a fim de avaliar a eficácia do composto de maneira ampla. A inibição da proteína C3 pela molécula proporcionou uma recuperação mais rápida da função respiratória dos pacientes, um controle terapêutico robusto e uma melhor resposta anti-inflamatória causada pelo SARS-CoV-2.

O estudo ITHACA foi o primeiro de fase 2 randomizado, controlado por placebo, visando C3 na insuficiência respiratória associada a COVID-19 grave. No trabalho, os pesquisadores relataram observações clínicas e descobertas biológicas que podem lançar luz sobre o impacto global da inibição de C3 em mecanismos patogênicos complexos relacionados à doença.

O artigo “Complement C3 inhibition in severe COVID-19 using compstatin AMY-101” está disponível no link: https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.abo2341. Clique aqui para ouvir a entrevista do Prof. Dr. Rodrigo Calado para a rádio CBN Ribeirão Preto.

Sobre o Autor

INCTC administrator