Casa da Ciência oferece visitas guiadas ao Lab Móvel do Instituto Butantan

Casa da Ciência oferece visitas guiadas ao Lab Móvel do Instituto Butantan

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto promoveu visitas guiadas ao Lab Móvel, laboratório itinerante do Instituto Butantan, no mês de dezembro. Os visitantes foram acompanhados por pós-graduandos que apresentaram a estrutura instalada no calçadão da praça XV de Novembro, no centro de Ribeirão Preto, e explicaram como funciona o trabalho de pesquisa realizado no sequenciamento e mapeamento do vírus SARS-CoV-2.

O Lab Móvel conta com alta tecnologia, possibilitando o diagnóstico da COVID-19 em 24h, enquanto o sequenciamento leva de três a seis dias. Todo o processo entre a testagem de amostras e a análise das variantes dura de dez a 12 dias.

O laboratório itinerante tem três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, geladeira e freezer para armazenamento das amostras e capacidade de processar até 3 mil amostras de exames RT-PCR por semana.

Por meio do sequenciamento genômico de parte das amostras que deram positivo no exame RT-PCR, é possível saber quais são as regiões mais críticas e as variantes predominantes em cada Departamento Regional de Saúde (DRS).

A iniciativa, que conta com a participação do Hemocentro RP, reúne 29 laboratórios atuando de forma colaborativa e organizada para entregar, em até 72h, os laudos de exames de COVID-19 aos pacientes no Estado de São Paulo. Segundo o Butantan, desde abril de 2020, quando a rede foi formada, mais de 3,4 milhões de testes diagnósticos foram realizados.

Sobre o Autor

INCTC administrator