Artigo apresenta projeto de ensino de genética e imunologia do câncer para alunos do ensino básico

Artigo apresenta projeto de ensino de genética e imunologia do câncer para alunos do ensino básico

Os pesquisadores/orientadores do programa Pequeno Cientista, da Casa da Ciência do Hemocentro RP, publicaram o artigo “Genética e Imunologia do Câncer para alunos do ensino básico: relato de uma experiência”, na última edição da Revista Brasileira de Extensão Universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

O artigo apresenta as etapas de desenvolvimento do projeto de extensão intitulado “A genética dos soldados contra o câncer”, que teve como objetivo principal compartilhar conhecimentos acadêmicos acerca da gênese, genética e imunologia do câncer com alunos da rede básica de ensino e com a comunidade.

O câncer é um assunto frequente na mídia e no cotidiano de muitos estudantes, uma vez que ainda representa um problema de saúde pública com elevado apelo emocional e social. A falta do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem é evidenciada pela defasagem de informações e conceitos científicos básicos durante a formação escolar.

A proposta contou com a participação de nove alunos da rede básica de ensino, orientados por três pós-graduandos, durante 12 encontros semanais com uma hora de duração. As aulas foram expositivas argumentativas e práticas, tendo sido utilizadas como ferramentas pedagógicas jogos, debates, infográficos e vídeos.

A abordagem de uma temática pertinente à realidade dos alunos e o uso de estratégias pedagógicas alternativas possibilitou a apropriação do conhecimento e a assimilação significativa dos conceitos abordados. Dessa forma, o projeto contribuiu para o processo de formação dos alunos e difusão destes conhecimentos à comunidade, além de viabilizar o exercício didático e crítico aos pós-graduandos.

O artigo completo está disponível no link: https://bit.ly/2OcU3ST

Casa da Ciência

A Casa da Ciência teve início em 2001 e integra as atividades educacionais do Centro de Terapia Celular da USP, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, do INCTC no Câncer e do Hemocentro RP.

Sobre o Autor

INCTC administrator