Terapia celular além do câncer: CAR-T em doenças imunomediadas!

Terapia celular além do câncer: CAR-T em doenças imunomediadas!

A quarta sessão do II Colóquio Nutera, intitulada “Expandindo as indicações—CAR-T em doenças imunomediadas”, mudou o foco onco-hematológico para discutir o uso da terapia celular em doenças reumatológicas e neurológicas. A Profa. Dra. Maria Carolina de Oliveira Rodrigues ministrou a palestra “CAR-T em doenças reumatológicas”, onde abordou estudos com o lúpus eritematoso sistêmico, a miopatia inflamatória e a esclerose sistêmica.

Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), coordenadora do programa de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada e pesquisadora principal do CTC-USP, a cientista possui ampla experiência em iniciativas na área de terapia celular para doenças autoimunes e inflamatórias.

O Hemocentro de Ribeirão Preto vai receber um investimento de mais de R$ 7 milhões para a realização de um estudo clínico com foco no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico, por meio de células CAR-T. A proposta foi aprovada no fim de 2024, com a maior nota entre os participantes da chamada “Genômica e Saúde Pública de Precisão”, promovida pelo CNPq, Genomas Brasil, Ministério da Saúde e Governo Federal, e deve ser iniciada nos próximos anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória crônica, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (ao longo de meses) ou mais rapidamente (em semanas), alternando entre fases de atividade e remissão.

O II Colóquio do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera): “Terapia Celular: realidade no combate ao câncer e perspectivas no tratamento das doenças imunes” foi realizado no dia 14 de abril, no Hemocentro de Ribeirão Preto, e reuniu renomados pesquisadores, que apresentaram e discutiram novas abordagens, estudos e tratamentos na área.

O rico material produzido durante o encontro foi gravado na íntegra e, agora, será divulgado em série no canal do YouTube do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Sobre o Autor

INCTC administrator