Em reportagem publicada pelo Portal G1 Ribeirão, o Prof. Dr. Diego Villa Clé destacou o bom andamento do Estudo Clínico CARTHEDRALL, que utiliza a terapia celular CAR-T produzida no Hemocentro de Ribeirão Preto, em parceria com o Instituto Butantan.
O coordenador do Núcleo de Terapia Avançada de Ribeirão Preto (Nutera RP) e responsável pela iniciativa prevê, para o segundo semestre de 2026, a solicitação do registro da terapia junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No momento, o estudo — que já teve sua segurança comprovada — está em fase de recrutamento de pacientes nos cinco centros parceiros habilitados: Hospital das Clínicas da FMUSP, Beneficência Portuguesa e Sírio-Libanês, em São Paulo (SP); Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (FMRP-USP); e Hospital de Clínicas da Unicamp (Campinas-SP).
A pesquisa, financiada pelo Ministério da Saúde por meio do Programa para o Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (PROCIS), visa tratar 81 pessoas com leucemia linfoide aguda de células B (LLA) ou linfoma não Hodgkin de células B refratários. A meta é oferecer futuramente a terapia de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde).
Clique aqui e confira a matéria completa. Mais informações sobre o Nutera RP e o Estudo Clínico CARTHEDRALL no site: https://nuterarp.org/
