Springer Nature destaca avanços em transplante de células-tronco no tratamento de doenças autoimunes

Springer Nature destaca avanços em transplante de células-tronco no tratamento de doenças autoimunes

Um grupo de pesquisadoras brasileiras assina um novo capítulo do livro “Thymus Transcriptome and Cell Biology”, publicado pela editora internacional Springer Nature. Lançado em março, o conteúdo explora os principais subtipos de células T e estratégias de monitoramento imunológico empregadas em estudos clínicos sobre o transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) no tratamento de doenças autoimunes.

Intitulado “T-cell Recovery After Autologous Hematopoietic Stem Cell Transplantation in Autoimmune Diseases”, o capítulo é resultado do trabalho de cientistas vinculadas ao Centro de Terapia Celular (CTC-USP) e à Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP).

O transplante ajuda a diminuir a inflamação no corpo ao “reiniciar” o sistema imunológico. Isso acontece porque ele elimina as células de defesa que estavam atacando o próprio organismo, graças a um tratamento com medicamentos que reduzem temporariamente a atividade do sistema imune. Com isso, a agressão aos tecidos afetados pela doença é interrompida rapidamente, o que leva a melhora do funcionamento de órgãos e tecidos.

A geração de um novo sistema imunológico, mais tolerante ao próprio corpo, está diretamente associada ao progresso clínico observado nos pacientes.

Assista ao vídeo, produzido pela TV Hemocentro, com os depoimentos da doutoranda Maynara Santana Gonçalves e da sua orientadora, Prof. Dr. Maria Carolina de Oliveira, que integram o programa de Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

Clique aqui para ler o capítulo completo!

Sobre o Autor

INCTC administrator