Seminário aborda as aplicações da proteômica e o impacto na medicina personalizada

O Por dentro da Pesquisa traz a palestra “Estado da arte da proteômica aplicada ao câncer”, ministrada pela Dra. Virgínia Campos Silvestrini, pesquisadora do Laboratório de Oncologia Translacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e do CTC-USP.

O proteoma é um sistema multidimensional e altamente dinâmico, no qual cada proteína apresenta diversas propriedades interconectadas, que, conjuntamente, representam o fenótipo de uma célula ou organismo. Já a proteômica é a tecnologia utilizada para identificar e quantificar as proteínas em um tecido específico.

Com os avanços na espectrometria de massas, diversas medidas de abundância, localização celular, síntese e degradação, bem como modificações pós-traducionais, são analisadas de maneira integrada, permitindo uma melhor compreensão dos processos fisiológicos e celulares.

No encontro, foram apresentados os resultados da aplicação da abordagem proteômica em processos biológicos, como o desenvolvimento tumoral, a ação de drogas e biomarcadores, além da pesquisa translacional e dos avanços no tratamento do câncer, como o câncer renal.

A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas ministradas por nossos cientistas, que agregam conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, entre outras.

Os vídeos são publicados nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP. Assista abaixo.