A Revista Pesquisa Fapesp publicou uma reportagem completa e rica em informações sobre o Estudo Clínico CARTHEDRALL, que utiliza a inovadora terapia celular CAR-T, desenvolvida no Hemocentro de Ribeirão Preto, em parceria com o Instituto Butantan. A iniciativa está em sua segunda fase, após aprovação da Anvisa. Clique aqui e confira a matéria!
A pesquisa tem como objetivo tratar 81 pacientes com leucemia linfoide aguda de células B (LLA) ou linfoma não Hodgkin de células B refratários, utilizando células CAR-T produzidas no Núcleo de Terapia Avançada de Ribeirão Preto (Nutera RP). A meta é oferecer futuramente esse tratamento de forma gratuita pelo SUS.
A boa notícia é que o recrutamento de pacientes já está aberto nos cinco centros de referência onde o estudo é conduzido e, no momento, não há filas de espera para participar. Os centros são:
• Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), em Ribeirão Preto;
• Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas;
• Hospital das Clínicas da FMUSP, Hospital Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
O contato com os centros deve ser feito exclusivamente pelos médicos responsáveis pelos pacientes. Mais informações: https://nuterarp.org/pacientes/
Atenção: o CAR-T produzido no Nutera RP é específico para combater um alvo chamado CD19, uma proteína presente nos dois cânceres hematológicos citados acima. Dessa forma, esta imunoterapia não é eficaz para outros tipos de câncer.
