A Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP) acaba de obter a aprovação de mais um projeto pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON). A proposta, intitulada “Avaliação de variantes somáticas associadas ao risco de neoplasia e ao prognóstico em neoplasias mieloides”, tem como objetivo investigar pequenas alterações adquiridas no DNA ao longo da vida — mudanças que podem indicar risco aumentado de desenvolver câncer e doenças cardiovasculares em idosos.
Utilizando tecnologias modernas de sequenciamento genético, capazes de identificar mínimas diferenças no material genético, a iniciativa irá acompanhar pacientes, com e sem diagnóstico de neoplasias mieloides (síndromes mielodisplásicas e leucemias mieloides agudas) — cânceres relacionados ao sangue — atendidos no âmbito do SUS, para compreender melhor como essas modificações influenciam a saúde em ambas as situações.
O projeto é pioneiro no Brasil e permitirá estudar em detalhe essas variações genéticas adquiridas na população brasileira, altamente miscigenada. Assim, será possível aprimorar o diagnóstico individualizado, prever o comportamento das doenças, orientar tratamentos mais eficazes e monitorar com maior precisão sua evolução.
O valor da proposta é de R$ 5.579.740,97. A pesquisa será conduzida no Hemocentro de Ribeirão Preto e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), com a participação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), do Hemocentro de Campinas e do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC-Unicamp).
O Hemocentro RP e o HCFMRP-USP reúnem diversos laboratórios de excelência, como o Laboratório de Citometria de Fluxo, Citogenética e Biologia Molecular — localizados no Laboratório de Hematologia do HCFMRP-USP — e o Laboratório Translacional em Oncologia do Hemocentro RP, onde serão realizados os ensaios previstos. Além disso, contam com profissionais altamente qualificados e forte atuação em ensino e extensão.
Como contribuir?
O PRONON opera por meio da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) e da captação de recursos/donativos para apoiar instituições de saúde sem fins lucrativos. O programa, criado pelo Ministério da Saúde para apoiar projetos de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e assistência oncológica, permite que pessoas físicas ou jurídicas destinem até 1% do IR devido para projetos previamente aprovados. Essa contribuição pode ser deduzida ou compensada na declaração — ou seja, há benefício fiscal.
Os recursos doados financiam diretamente os projetos aprovados: compra de equipamentos, custeio de tratamentos, exames, capacitação, pesquisa etc. Há ainda necessidade de prestação de contas e acompanhamento pelo órgão federal para garantir que os recursos sejam bem utilizados.
Ao apoiar esta iniciativa, você contribui para levar ao sistema público de saúde exames avançados que hoje estão disponíveis apenas em grandes centros internacionais. O trabalho também criará a primeira grande base de dados brasileira integrando informações genéticas e clínicas, permitindo desenvolver estratégias inovadoras de prevenção, monitoramento e cuidado. O objetivo é transformar a forma como se previne e se trata o câncer — e sua ajuda nessa causa pode contribuir para salvar vidas!
Saiba como participar! Entre em contato pelos emails: npp@hemocentro.fmrp.usp.br e cgestao@hemocentro.fmrp.usp.br, ou pelos telefones (16) 2101-9315 e 9303.

