Do dado ao diagnóstico: como as ciências ômicas estão transformando a oncologia

Do dado ao diagnóstico: como as ciências ômicas estão transformando a oncologia

Por que pacientes com o mesmo diagnóstico reagem de formas diferentes ao mesmo tratamento?

Buscar compreender esse mistério é um dos focos do Laboratório de Multiômica e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), coordenado pela Profa. Dra. Tathiane Malta. O material de estudo do grupo são os dados moleculares em larga escala, analisados por meio da bioinformática.

A pesquisadora, que também é orientadora do Programa de Pós-Graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular, ligado ao Hemocentro de Ribeirão Preto e ao CTC-USP, apresenta a palestra “Biologia computacional e ciências ômicas na oncologia”, na série Por dentro da Pesquisa.

O trabalho conduzido pela equipe científica contribui para aprimorar a classificação dos tumores e identificar novos biomarcadores de diagnóstico e terapias personalizadas para o tratamento do câncer, com foco em proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes.

Para isso, o grupo explora a genômica funcional, campo da biologia que investiga a função e as interações de genes e proteínas em todo o genoma, e a epigenômica, conjunto de marcas químicas e proteínas que se ligam ao DNA e controlam a expressão gênica (ativando ou silenciando genes), sem alterar a sequência do DNA.

Nesse contexto, a bioinformática é um recurso essencial para a análise de dados em larga escala, integrando matemática, tecnologia computacional e biologia molecular em uma abordagem interdisciplinar.

A palestrante é farmacêutica-bioquímica, com mestrado e doutorado realizados no Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro RP, pós-doutorado pela FMRP-USP e pelo Henry Ford Hospital (EUA). Em 2022, foi uma das vencedoras do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, uma iniciativa da L’Oréal Brasil, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências.

🎥 A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas ministradas por nossos cientistas, que compartilham conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, entre outras. Fique atento às próximas edições! Os vídeos são publicados nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Sobre o Autor

INCTC administrator