Avanços e desafios regulatórios na terapia celular brasileira

Avanços e desafios regulatórios na terapia celular brasileira

No encerramento do II Colóquio Nutera, o gerente de operações do Núcleo de Terapia Avançada de Ribeirão Preto, Edson Lara Moretto, apresentou a palestra “Desafios regulatórios na implementação de um programa de terapia celular”. O farmacêutico destacou a trajetória, os principais pontos e as dificuldades enfrentadas pelo Hemocentro de Ribeirão Preto durante o Estudo Clínico CARTHEDRALL.

A iniciativa, financiada pelo Ministério da Saúde por meio do Programa para o Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (PROCIS), tem como objetivo tratar 81 pessoas com leucemia linfoide aguda de células B (LLA) ou linfoma não-Hodgkin de células B refratários, em cinco centros de referência brasileiros. O estudo busca verificar a segurança e a eficácia das células CAR-T, com a meta de disponibilizar futuramente a terapia de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante a apresentação, foram abordados o pioneirismo da iniciativa em âmbito nacional e o processo de definição de critérios quanto à classificação do produto, ensaio clínico e provas de eficácia, além de aspectos relacionados à fabricação, controle de qualidade, questões éticas, precificação e acesso ao mercado.

A segunda fase do Estudo Clínico CARTHEDRALL, autorizada pela Anvisa, permite que os centros parceiros: Hospital das Clínicas da FMUSP, Beneficência Portuguesa e Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP); Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP); e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), também passem a recrutar e tratar pacientes. Saiba mais!

O II Colóquio do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera), intitulado “Terapia Celular: realidade no combate ao câncer e perspectivas no tratamento das doenças imunes”, foi realizado no dia 14 de abril, no Hemocentro de Ribeirão Preto. O evento reuniu renomados pesquisadores que apresentaram e discutiram novas abordagens, estudos e tratamentos na área.

O rico material produzido durante o evento foi gravado na íntegra e agora está disponível, em formato de série, no canal do YouTube do Hemocentro RP.

Sobre o Autor

INCTC administrator