As células NK e o desafio do combate à leucemia mieloide aguda

As células NK e o desafio do combate à leucemia mieloide aguda

“É desafiador tratar pacientes com diagnóstico de leucemia mieloide aguda (LMA) recidivada/refratária (quando a doença retorna e não responde ao tratamento inicial).” Foi assim que a Dra. Lucila Kerbauy, coordenadora médica da Terapia Celular Avançada do Hospital Israelita Albert Einstein, iniciou sua segunda participação no II Colóquio Nutera, desta vez com o tema “Novos tipos celulares”.

No entanto, como destacado em outras palestras do evento, o cenário da terapia celular traz novas perspectivas para o combate e o tratamento da doença. Esse tipo de câncer afeta as células da medula óssea, levando à produção descontrolada de glóbulos brancos, que acabam substituindo as células saudáveis e causando sintomas como fadiga, infecções frequentes e sangramentos.

As células NK (Natural Killer) são uma poderosa arma do nosso organismo no ataque a infecções e outras ameaças, devido à sua citotoxicidade inata, capacidade natural de reconhecer e destruir células anormais. Na palestra “Células NK não-modificadas para LMA”, a pesquisadora destacou algumas vantagens da imunoterapia, entre elas o caráter alogênico, quando o procedimento utiliza células de doadores saudáveis e prontas para uso, e a eliminação da doença do enxerto contra o hospedeiro, uma condição grave que ocorre quando as células-tronco do doador atacam o organismo do receptor.

Além disso, a engenharia genética também tem mostrado resultados pré-clínicos promissores em cânceres hematológicos, tumores sólidos e infecções virais, com maior eficácia e menos efeitos colaterais.

O II Colóquio do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera), intitulado “Terapia Celular: realidade no combate ao câncer e perspectivas no tratamento das doenças imunes”, foi realizado no dia 14 de abril, no Hemocentro de Ribeirão Preto. O evento reuniu renomados pesquisadores que apresentaram e discutiram novas abordagens, estudos e tratamentos na área.

O rico material produzido durante o evento foi gravado na íntegra e será disponibilizado, em formato de série, no canal do YouTube do Hemocentro RP.

Sobre o Autor

INCTC administrator