A bioinformática como ferramenta no estudo do câncer é tema do “Por dentro da Pesquisa”

A bioinformática como ferramenta no estudo do câncer é tema do “Por dentro da Pesquisa”

O Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Biologia computacional na pesquisa do câncer”, ministrada pela Dra. Tathiane Malta, Jovem Pesquisadora da FAPESP e coordenadora do Laboratório de Epigenômica do Câncer da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP).

O foco do grupo é contribuir para melhorar a classificação dos tumores e identificar novos biomarcadores de diagnóstico e terapias para o tratamento do câncer. O objetivo final é trazer a melhora na qualidade de vida dos pacientes. Neste contexto, a bioinformática é um recurso imprescindível para a análise de dados em larga escala. A área utiliza a metodologia científica integrando matemática, tecnologia computacional e biologia molecular.

A pesquisadora realizou os estudos do mestrado e doutorado no Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro de Ribeirão Preto, orientada pela Dra. Simone Kashima Haddad, e o pós-doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e Henry Ford Hospital (EUA). A farmacêutica bioquímica foi uma das vencedoras do prêmio “Para Mulheres na Ciência 2022”, uma iniciativa da L’Oreal Brasil, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências que promove a valorização das mulheres no meio científico.

A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas, ministradas pelos nossos pesquisadores, que agregam conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, dentre outras que compõem os estudos das instituições. Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.

Sobre o Autor

INCTC administrator