Avanços das células T geneticamente modificadas ampliam o acesso e a eficácia no combate ao câncer

Avanços das células T geneticamente modificadas ampliam o acesso e a eficácia no combate ao câncer

O caminho da terapia celular passa por constantes aprimoramentos, sempre em busca de oferecer alternativas a pacientes que hoje não dispõem de opções terapêuticas eficazes. À frente desse trabalho, no Laboratório de Transferência Gênica do Hemocentro de Ribeirão Preto, está o Dr. Lucas Eduardo Botelho de Souza!

O Por Dentro da Pesquisa apresenta as iniciativas coordenadas pelo pesquisador e sua equipe na palestra “Células T geneticamente modificadas para o tratamento de neoplasias”.

As células CAR-T são produzidas a partir de células T, que, em seu estado natural, nos protegem contra infecções e tumores. No entanto, elas podem perder a capacidade de reconhecer as células cancerígenas.

O cientista aborda o percurso que vai da bancada ao processo de produção em grau clínico, destacando os desafios para que essas células readquiram eficácia no combate a células específicas, como as das leucemias, dos linfomas e também de tumores sólidos.

Ampliar o acesso a essas terapias, que hoje têm custo elevado devido à personalização, é uma das missões do grupo. A expectativa é que, futuramente, os produtos de terapia celular cheguem ao SUS e estejam disponíveis gratuitamente para a população brasileira.

Fique atento às próximas edições da série Por Dentro da Pesquisa! Os vídeos são publicados nas redes sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Sobre o Autor

INCTC administrator