Inovação em terapia celular destaca Hemocentro RP entre os finalistas do Prêmio Finep!

Inovação em terapia celular destaca Hemocentro RP entre os finalistas do Prêmio Finep!

O Hemocentro de Ribeirão Preto marcou presença na cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação 2025, etapa regional Sudeste, realizada ontem (11/09), no Rio de Janeiro. A Instituição esteve entre as três finalistas na categoria Complexo Econômico-Industrial da Saúde com a iniciativa “Células CAR-NK anti-CD19 alogênicas para linfoma não-Hodgkin de células B recidivado/refratário: do desenvolvimento ao estudo clínico de fase I”.

O projeto vencedor foi o do Instituto Presbiteriano Mackenzie, intitulado “Desenvolvimento de válvulas cardíacas poliméricas fabricadas por impressão 3D baseadas em grafeno”. O objetivo do concurso é destacar o estado da arte da inovação brasileira, fruto do apoio da Finep, e reforçar a importância desse fomento à ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do país, o aumento da competitividade e a promoção do bem-estar da sociedade.

Para concorrer ao prêmio, cada centro produziu um vídeo apresentando sua iniciativa de pesquisa. O material audiovisual desenvolvido pela TV Hemocentro destacou os avanços proporcionados pelas células CAR-NK, obtidas a partir de linfócitos NK (natural killers), que já atuam naturalmente no combate a tumores, além de toda a estrutura necessária para a produção no Núcleo de Terapia Avançada (Nutera RP).

No Hemocentro de Ribeirão Preto, os pesquisadores se dedicam ao aprimoramento dessa imunoterapia, que tem se mostrado uma opção acessível, menos tóxica e com resultados promissores em testes laboratoriais. Diferentemente das células CAR-T, elas podem ser coletadas de doadores saudáveis, armazenadas e utilizadas em diferentes pacientes, configurando um verdadeiro “tratamento de prateleira”.

O grupo, coordenado pela Dra. Virgínia Picanço e Castro, prepara-se agora para o próximo passo: concluir os estudos pré-clínicos e solicitar à Anvisa a autorização para um ensaio clínico de fase I.

👉 Assista ao vídeo abaixo!

Sobre o Autor

INCTC administrator